Alterações climáticas: britânicos querem aumentar preço da carne

carne

Aumentar o preço da carne para reduzir o consumo é essencial para a manter a temperatura global a níveis aceitáveis.

A ideia é defendida num relatório publicado pelo Think Tank britânico Chatham House, que explica que «a mudança para padrões mais saudáveis de alimentação, sem carne, e pode levar à redução das emissões em 25%, necessárias para mantermos um mundo no caminho dos 2ºC».

De acordo com o relatório, citado pela Reuters, a carne tem um papel muito maior nas alterações climáticas – e na Cimeira do Clima que decorre em Paris – do que as pessoas pensam.

«Reduzir o consumo global de carne é essencial para manter o aquecimento global abaixo do nível de perigo de 2ºC», explica o estudo. Ainda assim, «apenas 21 dos 120 países envolvidos nas negociações da Cimeira de Paris incluem a redução do consumo de carne nos seus objectivos. Por outro lado, o consumo de carne deverá subir 75% globalmente até 2050».

Por fim o estudo diz ainda que «os Governos temem a repercussão de uma intervenção. Enquanto a notoriedade pública estiver baixa, não há pressão para intervir».

O relatório termina, assim, com a recomendação de aumentar o preço da carne, através de uma taxa ou remoção dos subsídios para agricultores.

Paralelamente, dever-se-á baixar o preço das alternativas sustentáveis. Qualquer que seja a solução, o objectivo é obrigatório: reduzir o consumo de carne.

LER RELATÓRIO

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip