Alqueva: amendoal cresce na região e pode chegar aos 7 mil hectares

A água faz milagres. a região de Alqueva, muita da terra de montados e searas é agora ocupada por uma horta de grandes dimensões.

amendoal

Na verdade, metade da área atual de regadio, cerca de 50 mil hectares, é ocupada por olival. Mas já há melão a perder de vista, grandes extensões de leguminosas, ervas aromáticas e, por último, mas em grande força, a amêndoa.

«É uma cultura que está a despertar muito interesse. Já foram plantados dois mil hectares e, pelo número de projetos, é natural que chegue, no próximo outono, aos sete mil hectares», afirmou o presidente da EDIA, citado pelo Correio da Manhã.

A seca que está a atingir o estado americano da Califórnia, de onde saía 80% da produção mundial de amêndoa, fez disparar a procura e o preço, o que naturalmente incentivou novas plantações.

Mas alguns produtores questionam o investimento. Tomás de Almeida, presente na audiência, manifesta reservas, referindo que «a euforia pode dar maus resultados». No entanto, acontece com a amêndoa o que acontece com a generalidade das culturas e o crescimento é visível.

Fonte: Correio da Manhã

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip