Alheira de Mirandela na alfândega do Porto

Entre 29 e 31 de janeiro de 2016, a alfândega do Porto recebe a Feira da Alheira de Mirandela.

alheira

«A alheira de Mirandela tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar característico tornaram-na uma das referências da cozinha nacional com o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IGP). No entanto, a riqueza deste enchido passa também pela sua versatilidade e esta tem sido uma forte aposta dos fabricantes de alheira do concelho de Mirandela que têm diversificado de forma criativa e com qualidade o produto original», informa a autarquia, em comunicado.

A Alheira Kids, a Alheira de Caça, a Alheira Vegetariana, a Alheira de Bacalhau, a Alheira Silvestre e a alheira adaptada para doentes com dieta hipossalina e rica em gorduras polinsaturadas (azeite) são apenas alguns bons exemplos da variação da alheira de Mirandela original.

Pelo quarto ano consecutivo, a alfândega do Porto será uma embaixada de Mirandela onde marcarão presença as tradições transmontanas, desde a gastronomia, representada por restaurantes de Mirandela, ao artesanato e produtos como o mel, o queijo, o vinho, o azeite, o pão e, claro, os enchidos, onde a alheira será a rainha.

A entrada é gratuita e os visitantes terão oportunidade de degustar e comprar estes produtos, além de participar no “Curso de Iniciação à Prova de Azeites”, em provas comentadas de alheira, azeite e vinhos e em diversos seminários durante o certame.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip