Algarve estuda as trocas comerciais entre o agroalimentar e a hotelaria

Objetivo é reforçar a competitividade das empresas agroalimentares nos locias da região com baixa densidade populacional.

agroalimentar

A Universidade do Algarve (UAlg) vai iniciar um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre o setor agroalimentar e os hotéis e restaurantes na região.

O estudo será desenvolvido sob alçada do projeto Agrotur, que tem como objetivo reforçar fatores de competitividade das empresas agroalimentares dos territórios de baixa densidade naquela região do sul de Portugal.

Propõe caracterizar «a oferta dos territórios de baixa densidade e a procura das empresas do setor do Turismo do Algarve, mapeando, por um lado, as parcerias já existentes e, por outro, analisando estratégias de comercialização e de distribuição que permitirão aumentar o consumo interno destes produtos locais», informa a UAlg, revdelando ainda que o estudo visa também «estimar o valor acrescentado» que estas novas redes de parceria poderão levar ao Algarve.

Já foram visitadas várias freguesias de baixa densidade incluídas no projeto e, apesar de terem uma população bastante envelhecida e mais mobilizada para a produção agroalimentar de subsistência, verificou-se que essa realidade pode estar a mudar.

«Existe já um conjunto pequeno, mas significativo de exceções: para além dos pequenos produtores que se lançaram com os anteriores programas de apoio e cujos projetos têm vindo lentamente a vingar, encontram-se jovens empreendedores que, com a recente crise, se instalaram nestas zonas mais rurais para capitalizar património familiar até aqui abandonado», explica uma nora divulgada pela universidade.

Os interessados em obter mais informação sobre o projeto deverão contactar o CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, através do endereço cria@cria.pt.

O projeto Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no setor do turismo vai decorrer até ao final deste ano. É uma iniciativa conjunta do NERA, da UAlg e da Tertúlia Algarvia, financiada pelo CRESC - Algarve 2020.

Fonte: Mundo Português

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip