“Alentejo Circular” promove a eficiência nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura

Chama-se “Alentejo Circular” e trata-se de um projeto em parceria entre o Grupo ISQ e a Universidade de Évora (UE).

olival

A iniciativa será lançada esta quarta-feira, 14 de dezembro, no Auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora.

O projeto tem como objetivo «sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular e seus benefícios. Este projeto insere-se no Sistema de Apoio a Ações Coletivas de Qualificação, no âmbito do PT2020, tem início em novembro de 2016 e culminará em novembro de 2018», adianta o ISQ em comunicado.

O ISQ será o coordenador do projeto devendo, em parceria com a UE, «caracterizar as fileiras em questão em matéria de boas práticas na utilização eficiente de recursos e reutilização de resíduos, identificar as melhores técnicas e tecnologias e disseminar amplamente esta informação para as empresas do setor, através da promoção de sessões de informação, sensibilização e networking entre empresas».

Com o “Alentejo Circular” pretende-se «promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de economia circular».

No Alentejo, esta temática «tem sido aplicada de forma crescente ao nível do setor agroalimentar, dado o seu potencial para a “circularidade” em função do elevado volume de resíduos (orgânicos) gerados e de alguma tradição no seu reaproveitamento. Contudo, na região, a valorização dos resíduos, apesar de ter sofrido uma grande evolução ao longo dos anos, está ainda longe da situação ideal, resultado de algumas barreiras e constrangimentos para a adopção de práticas de economia circular».

Por isso, o ISQ e a Universidade de Évora decidiram desenvolver este projeto, destinado a empreender uma primeira abordagem às barreiras identificadas - de cariz legal, económico, técnico ou social - e a promover o interesse e a sensibilização dos agentes económicos locais para esta temática de elevada importância e atualidade.

Neste sentido, o ISQ e a Universidade de Évora «irão proceder a um diagnóstico atual da circularidade nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, como ponto de partida para o projeto e para a mobilização do tecido económico regional. Depois, seguir-se-á a identificação de boas práticas na área da economia circular - a nível nacional e internacional - para que se possam caracterizar e quantificar recursos e resíduos, com o intuito de completar o conhecimento quanto a ciclos de valorização, demonstrando os benefícios da adopção do modelo de Economia Circular».

O ISQ adianta ainda que «ao transferir conhecimento de tecnologias e metodologias associadas pretende-se facilitar a interacção entre as empresas e o sistema científico e tecnológico na área da Economia Circular, tendo em vista a troca de experiências sobre utilizações alternativas de recursos e a exploração de sinergias.

Em suma, o objetivo é alertar a comunidade empresarial para as ineficiências do modelo económico linear e contribuir para suscitar o seu interesse pelo modelo económico circular».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip