Alemães reduzem consumo de carne de porco

A Alemanha é o principal consumidor de carne de porco da União Europeia, mas a população alemã tem vindo a reduzir o seu consumo.

Em 2016, na Alemanha o consume de carne de porco era de 35,8 quilos por pessoa, longe dos 40,1 quilos por habitante de 2011, o que supõe uma descida de 11%, de acordo com os dados da agência de mercados AMI.

A carne de proco perdeu quota de mercado a favor das carnes de bovino e frango. O segmento de consumidores de mais idade, que forma sempre os maiores consumidores deste tipo de carne, reduziram o seu consumo pro questões relacionadas com a saúde.

Outro fator que favoreceu a descida de consumo foi aumento progressivo da população muçulmana na Alemanha.

Se os consumidores alemães continuarem a preferir carne de ave e de bovino haverá um impacto significativo no setor da carne de porco, tendo repercussões na procura de importação de carne de porco, utilizada tanto no mercado fresco coo nos produtos transformados.

O ministério da Agricultura alemão já tem prevista a criação de um sistema de qualidade, para a carne que cumpra requisitos acima dos estabelecidos na normativa comunitária. Espera-se que a carne de proco seja a primeira beneficiária deste sistema, que poderá estar em funcionamento em 2019.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip