AJAP organiza conferência em Estremoz

Estremoz é a 5ª cidade portuguesa a receber o “Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor”, uma iniciativa da AJAP-Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. Será a 6 de outubro, às 14h30, no auditório do Parque de Feiras.

estremoz

O “Ciclo de Conferências - Jovem Agricultor” debate os desafios e oportunidades da agricultura no Alentejo, com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, e da gestora do PDR2020, Gabriela Freitas.

«Esta ronda de conferências pelo país tem-nos permitido auscultar os agentes de desenvolvimento local e os jovens agricultores. Temos visto excelentes exemplos de jovens investidores e verificado que existem muitos outros jovens com vontade de apostar na Agricultura e no espaço rural. É necessário criar as condições para que o setor primário seja cada vez mais o motor de desenvolvimento da economia portuguesa», afirma Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.

De acordo com a AJAP, Estremoz «é um bom exemplo da transformação que está a ocorrer no Interior do país. Nos últimos anos, o concelho foi alvo de importantes investimentos na área agrícola, que levaram a uma alteração significativa da sua paisagem. As culturas arvenses de sequeiro deram lugar a culturas regadas, como a vinha (a produção de vinho é estimada em 100.000 hl/ano) e o olival (2.721 toneladas azeitona, 3 lagares), e à instalação de explorações de pecuária extensiva, com predomínio para os ovinos e caprinos. Muitos destes investimentos têm sido realizados por jovens agricultores».

«A construção da Barragem de Veiros, a norte do concelho permitiu criar um perímetro de regadio que beneficia cinco dezenas de agricultores, muitos deles jovens agricultores, que veem assim abertas novas oportunidades e possibilidades de aumento da produtividade das suas explorações», explica Luís Pereira Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, anfitrião do evento.

«Louvamos a iniciativa da AJAP ao ter escolhido Estremoz para a realização desta Conferência, que esperamos possa contribuir para o estabelecimento de novos empreendimentos agrícolas e para o desenvolvimento dos que já existem no concelho de Estremoz, adicionando mais valor ao território, tirando partido das potencialidades existentes e contrariando as atuais tendências de despovoamento do mundo rural», acrescenta o autarca.

O Crédito Agrícola de Estremoz, Monforte e Arronches é parceiro da AJAP neste evento.

Normando Xarepe, presidente desta instituição, considera que é necessário «fomentar o aparecimento de agroindustrias e de mais área de regadio» e que «o Alentejo tem que desenvolver a vertente turística, nomeadamente na área gastronómica e cultural, onde todos os indicadores o apontam como uma das regiões com maior potencial de crescimento do mundo».

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro e da Magos Irrigation Systems. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip