AGROTEC 21: uma edição que celebra os cinco anos da nossa revista

A AGROTEC nº 21 tem como destaque principal os cinco anos da AGROTEC, a sua Revista Técnico-Científica Agrícola.

agrotec

Vinte e uma edições depois, fomos ouvir aqueles que, desde o início, nos privilegiam com o seu conhecimento técnico-científico nas nossas páginas.

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural faz, em entrevista à AGROTEC, o ponto de situação sobre o PDR2020, fala dos investimentos na Agricultura, do Banco de Terras mas também da reforma da floresta. Luís Capoulas Santos não tem dúvidas: «não há abrandamento na dinâmica de investimento no setor. Antes pelo contrário!››. Saiba mais na edição 21 da sua revista.

O I Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica decorreu nos dias 19 e 20 de outubro de 2016, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril numa organização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com a colaboração da CERCICA e da Câmara Municipal de Cascais. Saiba por que razão o tema está cada vez mais na ordem do dia, num evento que debateu assuntos como a avaliação dos benefícios sociais e terapêuticos, a horticultura e economia social e o empreendedorismo social.

Inovação na agricultura é a palavra de ordem da AGROOP, a startup que conta no portefólio com dois produtos: a Agroop Operacional (software de gestão agrícola) e o Stoock (multi-sensor que permite identificar as necessidades hídricas das culturas). Em entrevista à AGROTEC, Bruno Fonseca, CEO da AGROOP, fala do projeto que dita tendências no setor agrícola.

A Porbatata - Associação da Batata de Portugal nasceu oficialmente a 28 de setembro de 2016, com o objetivo de defender o setor. António Gomes, presidente da associação, em representação da Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã, não tem dúvidas: «necessitamos de apoios para a constituição de OP’s de batata››. Falamos com o responsável que analisa os desafios e dificuldades da fileira e traça a radiografia do setor em Portugal.

Também Luís Barradas, diretor da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), fala da instituição que abriu as portas na década de 60 do século passado. Atualmente conta com 195 alunos e 31 docentes, sendo que nos últimos anos «temos vindo a ter uma grande procura do Curso Técnico de Produção Agropecuária, por razões que se prendem com a dinâmica na área de intervenção dos Perímetros de Rega do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva››, afirma.

O balanço da campanha oleícola 2015/2016, por Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, a entrevista a Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e a conversa com João Montez, diretor da unidade de negócios agrícola da Galucho são outros temas em destaque nesta edição.

A próxima edição da AGROTEC será publicada com o suplemento Pequenos Frutos, onde pode contar com artigos técnico-científicos sobre o setor, a atualidade dos mercados e, nesta edição, com destaque ainda para uma entrevista a Luís Lopes da Fonseca, engenheiro agrónomo e a primeira pessoa a trabalhar na área dos pequenos frutos em Portugal. Não perca!

pequenos frutos

Para fazer/renovar a assinatura anual da AGROTEC, ou adquirir a edição número 21 isoladamente, clique aqui.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip