Agromais aposta em sistemas fotovoltaicos Ikaros-Hemera
A Agromais, a maior organização portuguesa para comercialização de cereais e hortícolas, inaugurou recentemente dois sistemas fotovoltaicos, ocupando uma área total de 7.200m2, com uma capacidade para produção anual de energia superior a 570,57Mwh e uma poupança de emissões anuais de 176,4 toneladas de CO2.
O projeto, fornecimento e instalação destes sistemas, na Hortejo em Pinheiro Grande e na Agromais em Riachos (ambos com vida útil estimada de 25 anos), foi da responsabilidade da Ikaros-Hemera, empresa especialista no setor dos painéis solares fotovoltaicos, e representou um investimento da Agromais superior a 400.000 euros.
O sistema da Hortejo, em Pinheiro Grande, é uma UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo - que utiliza sistemas fotovoltaicos com o objetivo de produzir eletricidade destinada a consumo próprio.Com um período de retorno de investimento estimado em seis anos.
O sistema de Riachos é uma UPP – Unidade de Pequena Produção – e tem uma autonomia prevista de 86%. Período de retorno de investimento estimado de sete anos.
Jorge Neves, Diretor Geral da Agromais, destaca que «estes são alguns dos aspetos relevantes da aposta inovadora da Agromais nas energias renováveis, de que estas duas unidades de produção de energia solar são um primeiro passo».
«Consideramos a aposta em energias renováveis fundamental para podermos tornar as nossas explorações agrícolas autónomas em termos energéticos», disse.
Duarte Caro de Sousa, diretor-geral da Ikaros-Hemera, destacou algumas das principais aplicações previstas para as soluções instaladas: «fornecer energia elétrica a lugares remotos, onde os custos de montagem de linhas elétricas são superiores aos custos do fotovoltaico; abastecer locais onde não é possível instalar linhas elétricas, alimentar sistemas autónomos, bombas de água para irrigação, sinalização, telecomunicações e muitos outros».