Agroglobal à conversa com Paulo Portas e Miguel Monjardino

A Agroglobal prossegue a ronda de conversas sobre os efeitos da crise no setor agrícola. Joaquim Pedro Torres, entrevista dois especialistas em política internacional, Paulo Portas, ex-líder do CDS, e Miguel Monjardino, Professor e Investigador do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica.

«Teoricamente, quanto o que é possível ver o que ainda não se vê, eu acho que, como grandes tendências, nós vamos ter um mundo provisoriamente menos aberto do que o mundo que nós conheciamos antes», começou por destacar Paulo Portas, abordando as consequências políticas. «Eu acho que, os EUA, independentemente do que aconteça em novembro (eleições presidenciais), vão sair reforçados na sua convicção de que a China não é confiável», o que lhe parece uma problemática. 

Já Miguel Monjardino destacou que não acredita que a globalização vá acabar, mas considera que os processos vão sofrer alterações massivas, nomeadamente a nível logística e de cadeias de valor. «Isso é algo a que nós portugueses devemos prestar muita atenção», destacou.

Joaquim Pedro Torres destacou a dependência externa de Portugal de matérias primas para rações animais, como milho e soja, e dependentes da mão-de-obra estrangeira, algo que todos consideraram duas problemáticas relevantes.

Acompanhe o restante da conversa no víde abaixo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip