AGROGES ajuda a compreender o impacto da reforma da PAC nas empresas e explorações agrícolas

Estão a decorrer, há já alguns meses, as negociações para a Reforma da PAC para o período pós-2020. Desde o início destas negociações que a AGROGES, como sempre o tem feito, acompanha muito de perto todas as decisões que vão sendo tomadas, tanto ao nível da Comissão Europeia como ao nível do Parlamento Europeu.

Agricultura

Com o que já se conhece das negociações em curso, a AGROGES consegue quantificar os impactos mais ou menos significativos que são esperados nos níveis de apoio de cada exploração agrícola, sendo este impacto muito condicionado pela situação atual de cada uma das explorações – dimensão da exploração, sistema de agricultura praticado e culturas que o compõem, número e valor dos direitos de RPB+Greening, Pagamentos Ligados à Produção e Medidas Agroambientais de que beneficiam.

Alicerçada na sua larga experiência no acompanhamento dos sucessivos processos de reforma da PAC e, em particular, daquele que está em curso, a AGROGES desenvolveu um Modelo que incorpora de forma exaustiva todas as variáveis que definem (e definirão) os instrumentos da PAC e as suas condicionantes, o que permite:

  • Identificar um conjunto de alterações significativas nos apoios PAC atualmente em vigor (Condicionalidade, Pagamento Base, Greening, entre outros),

  • Traçar e cenarizar linhas de tendência (Cenários) para o conjunto de instrumentos de política que a constituem;

  • Simular e estimar os impactos esperados, ao nível de cada exploração agrícola, para cada um dos Cenários definidos;

  • Definir um conjunto de ações recomendadas que permitam a cada agricultor tirar o melhor partido possível da nova envolvente política.

À medida que as negociações avançarem, os resultados apurados para os diversos Cenários irão convergindo para o “Cenário Final” – aquele que resultará do fecho das negociações e da transposição das decisões para o enquadramento legislativo nacional.

Ao contratar este novo serviço AGROGES, o agricultor terá acesso, atempadamente, a toda a informação necessária para poder tomar as decisões mais adequadas à sua exploração.

A adesão a este novo serviços AGROGES – ImPAC to 2030 – permitirá ao agricultor conhecer, com toda a antecedência e de forma personalizada, os impactos das diversas decisões comunitárias e nacionais que vão sendo tomadas e, de forma segura, tomar o conjunto de decisões que lhe permitam minimizar impactos negativos e tirar partido das oportunidades que uma revisão da PAC sempre acarreta.

Este serviço baseia-se nos seguintes passos:

  • Etapa 1 – Adesão ao serviço;

  • Etapa 2 – Contacto de um elemento da equipa ImPAC to 2030 da Agroges;

  • Etapa 3 – Recolha da informação relativa à situação atual;

  • Etapa 4 – Simulação inicial dos impactos para os diferentes Cenários de evolução das ajudas previstas e produção de Relatório inicial de diagnóstico;

  • Etapa 5 – Repetição da simulação para os diferentes Cenários sempre que nova e mais definitiva informação seja conhecida (tanto ao nível da UE como ao nível Nacional) e produção, sempre que se justifique, de Recomendações que permitam (1) minimizar os impactos negativos dos níveis de ajudas e (2) tirar partido dessas novas informações;

  • Etapa 6 – Simulação Final, a efetuar quando todas as decisões estiverem tomadas, com Recomendações detalhadas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip