Agrobio | Partidos políticos desprezam Agricultura Biológica

Enviamos, no dia 25 de janeiro, um comunicado com os contributos da AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica - em prol da Agricultura Biológica e o futuro de Portugal, a todos os partidos com representação parlamentar e à imprensa, cujo texto poderá ler na íntegra aqui.

Comunicamos o seguinte:

  • Portugal tem já 18% da sua Superfície Agrícola Útil (SAU) em Modo de Produção Biológico.

  • É incompreensível para nós como é que os partidos políticos, na sua maioria, omitem totalmente nos seus programas a Agricultura Biológica que ocupa no fundo quase um quinto da superfície agrícola de Portugal e é de importância fundamental para o combate às alterações climáticas e para a conservação da biodiversidade.

  • A meta prevista no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) é o de conseguir que 19% da Superfície Agrícola Útil (SAU) em Portugal esteja em Modo de Produção Biológico em 2027. Esta meta é manifestamente insuficiente quando já hoje a Agricultura Biológica ocupa 18% da SAU.

  • Consideramos que a generalidade dos Partidos Políticos não acreditam no crescimento da Agricultura Biológica, nem reconhecem a sua importância para a saúde, para o clima e para a conservação da Natureza.

  • É preocupante que o objetivo de crescimento em cinco anos (2023 a 2027) seja apenas de um ponto percentual o que no fundo revela uma estratégia de estagnação e não de promoção do crescimento da Agricultura Biológica.

Consulte o texto na íntegra aqui.

A Direção da AGROBIO

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip