Agroalimentar: Comissão Europeia lança programa de exportação de produtos

programa agroalimentar europeu

A Comissão Europeia (CE) aprovou 41 novos programas de promoção dos produtos agrícolas no espaço da União Europeia (UE) e noutros mercados de países terceiros, avaliados em 130 milhões de euros durante três anos.

O comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, considera, em comunicado, que «a promoção dos produtos agro-alimentares da UE nos mercados globais é uma resposta forte e pró-ativa à proibição russa. O financiamento de medidas de promoção vai continuar a contribuir para a história de sucesso do crescimento das exportações da UE de produtos agro-alimentares de qualidade no mercado mundial».

Os programas selecionados, de 18 Estados-membros, abrangem diversos produtos, como frutas e vegetais, laticínios, produtos de qualidade (DOP, IGP e ETG), orgânicos, azeite, carne, assim como diversas combinações de categorias de produtos.

Ao todo, 17 destes programas têm como alvo o mercado interno da UE e 24 são direcionados para países terceiros.

As exportações totais de produtos agroalimentares da UE para países terceiros aumentou 2% em valor no período agosto-dezembro 2014, comparativamente com o mesmo período de 2013.

Médio Oriente, América do Norte, Sudoeste Asiático, China, Japão, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália e Noruega são os países e regiões alvo deste novo programa.

Dos programas selecionados, apenas um tem origem portuguesa, com a organização da Comissão Vitícola da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Aceda aos programas aqui.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip