Agricultura subaquática pode ser alternativa aos métodos tradicionais

Após um ano de interrupção devido à emergência Covid, a primeira estufa subaquática para plantas terrestres está de novo operacional.

agricultura

Foi em 2012 que Sergio Gamberini teve a ideia de cultivar manjericão a oito metros de profundidade ao largo da Ligúria na costa italiana.

No início muitos não acreditaram neste conceito que entretanto ganhou notoriedade a nível mundial.

A luta contra as alterações climáticas potenciou a procura de formas alternativas e sustentáveis de cultivo de alimentos.

"Se continuamos a explorar e reduzir a área florestal e os pulmões do planeta, o aquecimento global vai acelerar o que levará ao aumento do nível das águas do mar. Agora podemos olhar para os oceanos como recursos a preservar de forma sustentável e ao mesmo tempo podemos explorar enquanto alternativa aos métodos de cultivo tradicionais", adianta Luca Gamberini, diretor de marketing do Ocean Reef Group.

Seis mini-estufas, designadas de biosferas, contêm plantas como alfaces e morangos, para além do manjericão.

Outras ervas aromáticas como orégãos e mesmo sementes de tabaco fazem igualmente parte das novas espécies cultivadas.

O mar proporciona temperaturas ideais para o cultivo de alimentos.

Mas qual é o efeito da água sobre as plantas?

"A vantagem é não apenas obter uma planta melhorada mas com um sabor mais intenso... e é possível fazê-lo num ambiente totalmente protegido. Trata-se de um laboratório e nada pode afetar a planta a não ser que seja proveniente do exterior", explica Luca Gamberini.

A repórter da euronews Giorgia Orlandi acrescenta:

"Por enquanto, este jardim subaquático é acima de tudo um laboratório mas todos os anos são realizadas descobertas que podem um dia vir a permitir cultivar plantas em larga escala.

Este projeto ajudou também a consolidar a ideia de que a agricultura subaquática pode ser viável.

Uma ideia que pode ser reproduzida e aplicada em muitos países por todo o mundo".

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip