Agricultura: eurodeputados exigem reforço de verbas

Os eurodeputados do Comité de Agricultura do Parlamento Europeu (PE) exigem o reforço de verbas para certos setores, no próximo orçamento comunitário de 2016.

Considerando que as tentativas de redução dos fundos agrícolas perigosas, o Comité quer um reforço de verbas para o setor do leite, para reforço das organizações de produtores do setor das frutas e legumes, para a agricultura, para o programa de distribuição de leite e fruta nas escolas, para a olivicultura (indemnizações para combater a bactéria Xylella fastidiosa), para incentivar a venda local e para a inovação.

O Comité exige que todas as verbas cobradas pela ultrapassagem da quota leiteira sejam injetadas no setor, sobretudo nas zonas mais atingidas pelo fim das quotas.

Por esta razão, os eurodeputados defendem a criação de um fundo de estabilização que proteja os agricultores das zonas ultraperiféricas desfavorecidas e montanhosas, bem como uma ajuda que facilite a passagem da produção de leite para um regime misto carne-leite.

Esta verba da ultrapassagem das quotas leiteiras deve atingir os 408,2 milhões de euros.

A simplificação da aplicação da nova Política Agrícola Comum (PAC) continua a ser uma prioridade para o PE.

Os deputados daquela Comissão emitiram igualmente uma nota para a Comissão Europeia, no sentido de tomar medidas para evitar um desequilibro de mercado, aquando da abolição das quotas de açúcar em 2017.

Fonte: Reuters/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip