Agricultura e bioeconomia: BEI aprova 700 milhões de euros de financiamento no âmbito do Plano de Investimentos para a Europa

O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou o lançamento de uma nova iniciativa de financiamento que visa libertar cerca de 1,6 biliões de euros em investimentos no setor agrícola e de bioeconomia.

Agricultura e Bioeconomia

O financiamento visa apoiar empresas privadas que operam em todas as cadeias de valor de produção e processamento de alimentos, materiais de base biológica e bioenergia.

Este será garantido pelo orçamento da UE, ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), que constitui o pilar financeiro do "Plano de Investimentos para a Europa".

O programa permitirá empréstimos diretos para investimentos do setor privado que variam de 15 milhões a 200 milhões euros, com o montante do empréstimo do BEI a variar entre 7,5 milhões e 50 milhões de euros.

Os investimentos direcionados vão apoiar a proteção ambiental e a eficiência dos recursos naturais, a energia renovável, a inovação,a competitividade e a eficiência energética. O programa contribuirá para salvaguardar e criar emprego nas áreas rurais e, portanto, promover o desenvolvimento rural e a integração territorial em toda a UE.

O programa é uma continuação do primeiro empréstimo do programa de agricultura e bioeconomia, de 400 milhões de euros, que foi lançado em 2018 e está quase totalmente comprometido. O primeiro empréstimo do programa gerou interesse significativo no mercado, com vários projetos originados em contrapartes corporativas e cooperativas em vários países da UE com, por exemplo, a França, Polônia, Irlanda, Itália e Letônia.

«Desde que a pandemia de coronavírus chegou à Europa, o BEI foi totalmente mobilizado com a Comissão Europeia para implantar um plano de apoio às PME mais atingidas, incluindo as do setor agroalimentar», realçou Andrew McDowell, Vice-Presidente do BEI e responsável pela bioeconomia. «No entanto, o financiamento a longo prazo do setor continua em paralelo, com foco na inovação, ação climática, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento rural. Os primeiros 400 milhões de euros do empréstimo do programa agrícola já apoiaram 10 investimentos transformacionais para a agricultura europeia, que também fortaleceram as comunidades rurais. Com este segundo financiamento, estamos a fornecer 700 milhões de euros adicionais para aproveitar esse sucesso e atender à procura do mercado».

Já o Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, afirmou que «neste contexto dramático que se vive, saúdo calorosamente este segundo passo na estratégia do BEI no âmbito do Plano de Investimentos para financiar medidas que impliquem um plano de apoio ao setor agroalimentar. Estou fortemente convencido de que este será um instrumento muito importante e útil para ajudar o setor a permanecer robusto e resiliente para superar a crise».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip