Agricultura: cortes de água chegam ao «coração» da Califórnia

A Califórnia, nos EUA, precisou de quatro anos de seca contínua para decidir aprovar, em Abril de 2015, restrições obrigatórias ao uso de água em todo o Estado pela primeira vez na sua história.

Na semana passada, essas restrições chegaram ao coração mais protegido de sua economia: os agricultores com direitos sobre a água que remontam aos tempos da febre do ouro, há mais de um século.

A Comissão de Recursos Hídricos da Califórnia aprovou restrições na sexta-feira, dia 12 de junho, para 117 desses produtores. É o corte mais profundo da história para esses agricultores.

Os direitos dos agricultores sobre a água na Califórnia remontam, em alguns casos, a finais do século XIX, a época em que a febre do ouro colonizou, em poucos anos, os vales e beiras das montanhas do Estado em busca de metais.

Os novos proprietários de terras conseguiram permissão para desviar a água dos rios para suas propriedades com base em «quem chega primeiro, pode irrigar primeiro».

O Estado só começou a outorgar permissões oficiais de irrigação em 1914. Essa data é a que marca a diferença entre os chamados direitos dos mais novos e dos mais velhos para desviar água dos rios.

Em abril, o governador da Califórnia, Jerry Brown, anunciou os primeiros cortes obrigatórios de água da história do Estado. Até esse momento, as restrições nunca tinham superado os níveis de município e condado, mas a confirmação de que as reservas de neve caída no inverno estão abaixo de 5% da média, o que significa que os rios terão um caudal reduzido pelo resto do ano, desatou o alarme.

A Califórnia é o estado com maior produtividade agrícola dos Estados Unidos. As vendas de frutas e legumes atingem os 50 bilhões de dólares, sendo que aqui é produzido 2/3 de toda a fruta que consumida nos EUA.

Fonte: El País 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip