Agricultura: Bruxelas prepara nova ferramenta de estabilização de rendimentos

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, prepara uma nova ferramenta de estabilização dos rendimentos para apresentar na revisão do orçamento da União Europeia 2014/2015 no final do ano.

Phil Hogan lembrou os eurodeputados da Comissão de Agricultura, que a Comissão Europeia respondeu à crise com vários pacotes de medidas, mas esta atualização terá que ser um ato extraordinário, já que a Comissão não pode mobilizar orçamento cada vez que há uma crise de mercado.

Segundo o comissário, é a Política Agrícola Comum (PAC) que tem a responsabilidade de responder e, por conseguinte, ser orientada para o mercado e dar-lhe instrumentos úteis e efetivos para fazer frente às crises. Um dos instrumentos poderia ser uma ferramenta de estabilização dos rendimentos.

O responsável pela Agricultura, recordou que para esta crise, a Comissão mobilizou mais de mil milhões de euros para o leite, carne de porco e frutas e hortícolas.

Em setembro de 2015 contribuiu com 500 milhões de euros dos quais 420 foram para ajudas diretas.

Deste orçamento foram utilizados 98,7% a 30 de junho.

Em março de 2016 levantou outro pacote de medidas e em julho mobilizou outros 500 milhões de euros que poderia complementar-se até 350 milhões com fundos nacionais.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip