Agricultura biológica: UE sem acordo

agricultura biológica

Na reunião do Conselho de ministros da União Europeia (UE), que decorreu esta semana, era aguardado um acordo no domínio da agricultura biológica, estando em debate uma proposta da Comissão Europeia para rever a atual legislação de produção biológica e o sistema de rotulagem.

No entanto, os ministros da Agricultura não chegaram a um acordo em determinados pontos, com o desacordo entre as delegações.

Em relação à presença de substâncias não autorizadas em produtos biológicos, alguns países defendem a imposição de limites máximos, como proposto inicialmente pela CE, enquanto outros Estados-membros preferem apoiar o atual sistema de controlo do processo de produção.

O sistema de controlo foi objeto de discordância, com algumas delegações a defenderem inspeções regulares anuais, enquanto outros concordaram com inspeções de acordo com o risco.

Por seu lado, a atual presidência da UE espera alcançar um consenso geral no Conselho de junho, antes de iniciarem as negociações com o Parlamento Europeu.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip