Agricultura: Apoios aos prejuízos do granizo sabem a pouco, diz associação

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco diz que o apoio que o Governo vai dar aos agricultores afetados pelo granizo de abril é “exíguo” e reclama apoios justos e um seguro adequado à realidade da agricultura regional.

granizo

Esta é a reação da associação ao despacho do Governo que definiu um máximo de 60 euros por hectare de área afetada, através de subvenção não reembolsável.

O apoio «consiste no pagamento de despesas realizadas, para efeitos de minimização dos prejuízos causados, com a aquisição de adubos foliares e ou produtos fitofarmacêuticos e tem um montante máximo global do apoio não pode exceder 30 mil euros», informa a associação.

Porém «face a calamidade sofrida pelos agricultores (a associação) considera este apoio exíguo e reafirma que é necessário recorrer ao fundo de calamidades para garantir apoios justos às vítimas e a criação de um seguro público adequado à agricultura regional».

O pedido de apoio deve ser feito até final de julho junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, que tem sede na cidade de Castelo Branco. Os proprietários devem apresentar faturas de aquisição de produtos e os documentos que identificam as parcelas afetadas.

Fonte: reconquista.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip