Agricultores europeus unidos por uma produção de leite responsável, ecológica e amiga do clima

A Assembleia Geral do EMB-European Milk Board (Conselho Europeu do Leite) reuniu em Itália, entre 14 e 15 de novembro, e aprovou adesão da APROLEP e um documento sobre agricultura e alterações climáticas.

Enquanto em Bruxelas deputados e dirigentes iniciavam funções nas instituições europeias, uma delegação da aprolep participou, em conjunto com mais 14 associações de produtores de leite de diferentes países, na assembleia e conferência do EMB-European Milk Board (Conselho Europeu do Leite), tendo sido aprovada por unanimidade a adesão da APROLEP ao EMB.

Analisando as linhas gerais da nova PAC, os produtores de leite europeus sentem que foram penalizados por uma PAC de vistas curtas que não foi capaz de impedir sucessivas crises destrutivas para a produção, nomeadamente em 2009 (preços de 25 cêntimos/litro ao produtor), 2012 (abaixo de 30 cêntimos) e 2016 (28 cêntimos).

Nos anos mencionados, os produtores da UE obtiveram apenas cerca de 40% do rendimento médio da UE. Mesmo em anos “normais”, como 2017, esse rendimento foi apenas 46,5% da média.

Aos olhos dos produtores, os números significam um futuro muito sombrio para a pecuária leiteira e para as gerações mais jovens que desejam assumir o controle das empresas agrícolas.

Atualmente, o preço médio atual do leite na UE está nos 33 cêntimos, enquanto Portugal tem um dos mais baixos da Europa, situado em 30 cêntimos. Os custos de produção são acima de 40 cêntimos por litro, o que demonstra não existir um balanço positivo.

Tenha-se ainda em conta a incerteza do mercado quando o Brexit finalmente entrar em vigor, uma vez que a PAC não possui instrumentos para lidar com esse ou outros eventos geopolíticos.

Sustentabilidade social e produção ecológica e responsável

Nesta conferência, sustentabilidade social e produção ecológica e responsável foram os principais tópicos. O primeiro passo é combater a propensão do setor lácteo a crises, implementando um instrumento de deteção de crises a nível da UE e a redução voluntária da produção, que é parte do Programa de Responsabilidade do Mercado, proposto pelo EMB,

Os representantes dos produtores de leite presentes na Itália acreditam que, além da sustentabilidade económica e social, a sustentabilidade ambiental também é uma obrigação. No entanto, isso requer estratégias que têm de ser discutidas e implementadas em conjunto com os agricultores. Nesse sentido, foi aprovado por unanimidade um documento que tem como objetivo participar numa sociedade social e ecologicamente sustentável e responsável, baseada nos seguintes pontos:

  • Armazenamento de CO2
  • Aumento da produção e do consumo regional
  • Impedimento da sobreprodução prejudicial e conservação de recursos

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip