Agribusiness leva 24 importadores de 11 países ao Ribatejo

Vinte e quatro importadores de 11 países participam, entre 11 e 13 de maio, em Santarém, na segunda edição do Agribusiness, organizado pelo Agrocluster do Ribatejo e pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).

agribusiness

A iniciativa, que visa promover a internacionalização das empresas da fileira do agroalimentar, a exportação dos produtos da região e a realização de negócios, contará com a participação de importadores da Alemanha, Angola, Argélia, Brasil, Canadá, França, Índia, Roménia, Reino Unido, São Tomé e Príncipe e Vietname, refere uma nota da organização.

Na primeira edição do Agribusiness, em 2014, participaram 20 importadores de nove países, tendo as mais de 250 reuniões que ocorreram proporcionado a realização de negócios superiores a um milhão de euros, acrescenta.

Segundo a organização, os produtos mais procurados pelos importadores são azeite, doces/geleias, carne, enchidos, conservas, congelados, queijos, vinho, condimentos/molhos, arroz, sumos, vinagre, água, azeitonas, tremoços, especiarias, cereais/farinhas, bolachas, frutos secos.

O evento, cofinanciado pelo Alentejo 2020, insere-se numa das principais missões do cluster, a da promoção da internacionalização das empresas e dos produtos da região, visando a sua exportação, mas também a captação de investimentos para a região.

O Agrocluster Ribatejo é uma associação fundada por 30 empresas e entidades do setor agroindustrial, que conta atualmente com 109 associados, entre empresas, instituições de ensino superior, associações empresariais e entidades públicas.

A AnimaForum – Associação Para o Desenvolvimento da AgroIndústria é responsável pela sua gestão.

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), fundada em 1988, conta atualmente com cerca de 2.400 associados, sendo uma das maiores associações empresariais regionais de Portugal, acrescenta a nota.

Além das ações de ‘networking’ empresarial, o evento, que decorrerá no Santarém Hotel, inclui a realização de um seminário sobre o potencial da região e as oportunidades de negócio para o setor agroalimentar português.

A manhã de sexta-feira é dedicada a visitas e reuniões nas instalações das empresas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip