Agrária de Coimbra marca a Semana Nacional das Espécies Invasoras

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, iniciativa promovida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT, que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, de 10 a 18 de outubro, e à qual já aderiam mais de 60 entidades, a ESAC dinamiza cinco atividades distintas.

Espécies invasoras

Em concreto, a ESAC participa nesta ação concertada sobre espécies exóticas invasoras, uma das principais causas de ameaça à biodiversidade a nível global e com impactos significativos em termos ambientais e socioeconómicos, promovendo e colaborando nas seguintes iniciativas, entre outras.

10 de outubro, das 14h00 às 18h30 – Controlo de plantas invasoras: 23ª ação de voluntariado - Ação de controlo (presencial) – Local: Pólo II da Universidade de Coimbra (ponto de encontro: junto ao banco Santander). Esta é a 23ª atividade de controlo de plantas invasoras que decorre no Pólo II da Universidade de Coimbra, com a colaboração de vários grupos de voluntários. Têm-se controlado mimosas (por arranque e descasque), acácias-de-espigas (arranque e promoção de controlo natural), canas (arranque e corte) e erva-das-pampas (Cortaderia selloana). Como em outubro ainda há plumas de erva-das-pampas, a equipa do LIFE STOP Cortaderia, da qual a ESAC/IPC faz parte, associa-se à ação de controlo, a qual incluirá também o corte de plumas (e arranque das plantas mais pequenas). Os participantes devem levar mangas compridas e calças, pois as folhas de erva-das-pampas cortam muito. As luvas serão providenciadas assim como um pequeno lanche no final da atividade. Inscrições.

12 de outubro, das 10h30 às 12h00 – Campus ISCAC & ESAC livre de erva-das-pampas - Ação de controlo (presencial) – Local: Campus da ESAC & ISCAC (próximo do portão de acesso ao ISCAC, junto das Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição); Consiste na remoção de todos os indivíduos das ervas-das-pampas localizadas no Campus da ESAC & ISCAC. Trata-se de uma ação simbólica que tornará o Campus do ISCAC e ESAC um “Campus livre de Cortaderia” e será levada a cabo por técnicos de ambas as instituições de ensino, pelo que não estão abertas inscrições para voluntários.

13 de outubro, das 14h00 às 18h30 – Gestão de plantas invasoras + o caso da erva-das-pampas - Ação de sensibilização/formação (online – plataforma Zoom), a partir de Coimbra; Esta é a segunda edição da formação direcionada para técnicos, autarcas, profissionais de empresas ligadas à intervenção florestal e de limpeza de vegetação e outros interessados na gestão de plantas invasoras, com foco na erva-das-pampas. Inscrições.

14 de outubro, das 14h30 às 17h30 – O problema das plantas invasoras + o caso da erva-das-pampas (ACD) - Acção de sensibilização/formação (online – plataforma Zoom), a partir de Coimbra; Trata-se de uma formação sobre plantas invasoras, destinada a professores e outros interessados, focando o interesse da temática no contexto dos currículos escolares e dando exemplos de atividades a desenvolver com os estudantes, por exemplo, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular. Será dada ênfase, como caso de estudo, à erva-das-pampas. Inscrições.

17 de outubro, das 9h00 às 12h00 – Aula sobre Gestão de Espécies Invasoras - Ação de sensibilização/formação (presencial) – Local: ESAC; Trata-se de uma aula da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras, do Mestrado de Recursos Florestais da ESAC.

18 de outubro, às 21h00 - O papel dos cidadãos no problema das Espécies Invasoras: Desafios Invasoras.pt e muito mais – Ação de sensibilização (online - plataforma Zoom); Consiste num Webinar sobre o papel dos cidadãos no problema das Espécies Invasoras que incluirá sugestões concretas sobre o que cada cidadão pode fazer para ajudar a mitigar o problema das espécies invasoras; abordará também os Desafios Invasoras.pt - projeto de ciência-cidadã com propostas diversificadas em que todos podem colaborar de forma a ajudar a recolher informação sobre as espécies invasoras, a passar mensagem sobre o problema ou mesmo contribuir para controlar as espécies em campo. É promovido por investigadores da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (Centro de Ecologia Funcional). Inscrições.

As primeiras quatro iniciativas contam com a colaboração do projeto LIFE Stop Cortaderia, cuja investigadora responsável na ESAC é a docente Hélia Marchante. Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados para o e-mail lifestopcortaderia@esac.pt ou hmarchante@esac.pt

A totalidade das mais de 100 atividades a serem desenvolvidas no contexto da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras estão disponíveis no website do projeto.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip