AESA avalia bem-estar de vacas leiteiras nas pequenas explorações

Os fatores que afetam o bem-estar das vacas leiteiras à pequena escala são os mesmos que outros sistemas, segundo especialistas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA), que publicou um parecer científico no qual comenta a informação nas pequenas explorações e propõe um grupo de ferramentas para avaliar o bem-estar das vacas leiteiras.

Alguns dos fatores que influenciam o bem-estar dos animais, tais como os relacionados coma gestão das pastagens, como a falta de espaço e mistura de rebanhos, entre outros, têm mais probabilidades de estarem presentes nas pequenas explorações.

O bem-estar das vacas em pequena escala pode avaliar-se utilizando as mesmas medidas de origem animal, ou seja, resposta do animal aos fatores de risco, que são utilizados em outros sistemas pecuários.

No entanto, a sua medição pode apresentar desafios específicos. Por exemplo, em geral demora mais tempo para recolher uma amostra adequada para a avaliação das medidas de origem animal, tais como o comportamento do mesmo deitado e ao levantar-se devido ao menor número de vacas.

Os especialistas da AESA assinalam que as pequenas explorações em toda a União Europeia são muito diversas em tamanho, práticas de criação, sistemas de certificação e uso de raças locais.

Recorde-se que a AESA faculta conhecimento útil à Comissão Europeia para as futuras políticas sobre o bem-estar animal.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip