AEA promoveu visita de estudo a explorações hortícolas e frutícolas
Decorreu no passado dia 26 de setembro mais uma sessão de trabalho destinada a criar mais dinâmica no sector agroalimentar da região, no âmbito da estratégia da Associação Empresarial de Amarante, desta vez sob a forma de Visita de Estudo.
Subordinada ao tema “Produtos do Agroalimentar do Baixo Tâmega” destinou-se a empresários do setor agrícola e do setor transformador de produtos alimentares, em especial do setor hortícola e frutícola e contou com 35 participantes.
A sessão promoveu a visita a quatro explorações, complementada com o testemunho de empresários da região, embaixadores de cada produto em específico e permitiu criar uma maior dinâmica nos setores envolvidos através da partilha de experiências e saberes in loco.
A Visita iniciou pelas 8h00, no Complexo Desportivo de Amarante, tendo sido visita pela manhã uma exploração hortícola, uma exploração de cogumelos e uma exploração de mirtilos, respetivamente a Hortieno e a Quinta da Tapada, em Amarante e a Ovelha Azul em Marco de Canaveses.
Houve ainda tempo para um almoço no Espaço Maria Emília, em Marco de Canaveses, especialista na confeção de broa de milho caseira. A tarde contemplou ainda a visita à exploração da L&D Kiwiberry, produtora de Kiwis arguta, em Baião.
Este ciclo de sessões de trabalho decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020 e estará em curso até março de 2018, nos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses, tendo por objetivo apoiar o crescimento das empresas e o desenvolvimento do cluster, tornando-o mais atrativo para novos investidores.
O Plano tem como parceiros locais a Câmara Municipal de Amarante e as Associações Empresariais de Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses.