ADVID colabora em estudo para controlo da Traça-da-uva na Califórnia

uva

A traça da uva (LobesiabotranaDen. &Shiff), praga com origem europeia, surgiu pela primeira vez nos EUA (Napa Valley) em 2009, o que obrigou a que fossem, a partir daquele ano, decretadas medidas de controlo obrigatório no território, com vista a limitar a dispersão e a erradicar a sua presença, por ser considerada praga de quarentena naquele país.

Desde então, vários têm sido os métodos de protecção aplicados, com especial destaque para a confusão sexual (com recurso a feromonas) e para a luta biológica com Bacillusthurigiensis, métodos mais seguros do ponto de vista ambiental.

Pela necessidade de continuar a monitorizar a praga no território e verificar se os métodos de proteção aplicados são eficientes, o organismo responsável pela inspeção, APHIS (Animal andPlantHealthInspectionService) e o Departamento de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade da Califórnia (Extensão Cooperativa de Sonoma) decidiram, que haveria interesse em avaliar as feromonas mais eficientes na monitorização do voo em vinhas sujeitas a confusão sexual.

Para o efeito, estabeleceram um protocolo de colaboração e prestação de serviços com a ADVID em 2013, na sequência da participação no 62º simpósio da Sociedade Americana de Enologia e Viticultura (ASEV), que decorreu em junho de 2011 em Monterey na Califórnia, onde se apresentaram os trabalhos desenvolvidos na Região Demarcada do Douro com a Lobesiabotrana.

O estudo foi implementado pela primeira vez na Região Demarcada do Douro em 2013, continuado em 2014 e em 2016, a ADVID irá novamente recolher informação sobre o voo da traça-da-uva em vinhas com e sem confusão sexual, recorrendo a vários tipos de feromonas, com vista a testar a mais eficiente na monitorização de adultos em ambiente saturado de feromona.

Recorde-se que a ADVID é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1982 por um grupo de empresas ligadas à produção e comércio de vinhos da Região Demarcada do Douro (RDD). 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip