Advice.Agribusiness divulga variedades híbridas de cebolas de dias longos

Após ter iniciado os ensaios comerciais em Portugal nos últimos anos, com as variedades de cebola obtidas pela empresa italiana Cora Seeds, a Advice.Agribusiness apresenta uma seleção de variedades de cebolas de dias longos, com aptidão para sementeiras desde a segunda quinzena de fevereiro até meados de abril.

Isto permitirá iniciar a colheita mecanizada das variedades mais precoces no final de julho (Musa F1 e Lisa F1) e escalonar a colheita com as variedades com os ciclos semi precoces a semi tardios – Fundador F1 > White Opera F1 > Fiamma F1 > Elenka F1 – até ao final de agosto, início de setembro.

Segundo os dados oficiais disponíveis no site do GPP (www.gpp.pt/index.php/produtos/produtos), Portugal produz menos de 50 % da quantidade de cebola consumida em Portugal. Regista-se uma tendência favorável de crescimento no consumo que foi superior a 11 kg por habitante em 2018. Por outro lado, a cebola registou um preço médio na importação nos últimos anos de 0,28 EUR/kg. Por isso, consideramos que devido a dispor de uma janela de comercialização alargada, a produção nacional de cebola de dias longos (de conservação) tem espaço no mercado nacional para crescer imenso e ser uma cultura viável.

Devido à crescente procura por especialidades, além das variedades de túnicas douradas (Musa e Fundador) e de cor bronze (Elenka, com capacidade de armazenamento muito alargado, até 9 a 10 meses após a colheita), também estão disponíveis uma variedade de cor branca – White Opera – e duas variedades de cor roxa (Lisa e Fiamma). As sementes destinam-se a profissionais, com preços competitivos face à elevada qualidade das sementes e das variedades que tem resistências a algumas doenças e pragas (ex., fusariose, podridão rosada da raíz, tripes, etc.), assim como toleram situações de stress.

Advice.Agribusiness | Tel. 913 894 820 | Email: comercial@365agro.com | www.adv-agri.com

Eng. Sérgio Margaço

Diretor

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip