Adubos: barreiras alfandegárias prejudicam agricultores
Um estudo, feito ao nível europeu sobre o mercado dos adubos, veio revelar que a existência de barreiras alfandegárias à sua importação custa aos produtores qualquer coisa como mil milhões de euros.
Outro aspeto importante é a existência de um reduzido número de operadores (7 controlam 93% do mercado), o que leva a levantar algumas suspeitas sobre alguma cartelização do mercado.
Calcula-se que o levantamento das barreiras alfandegárias possa representar uma diminuição de 5% no custo dos adubos, o que é bastante importante para o setor numa altura de crise.
A evolução de preços na Europa, nos últimos 30 anos, está em contra ciclo com o que se passa em países como o Brasil, que registaram uma descida sensível de preços, enquanto, na Europa, o aumento foi de 123%.
Neste momento, os agricultores da Rússia e da Ucrânia têm acesso a adubos a preços muito mais baixos que os agricultores europeus.
Este estudo levou a que os agricultores irlandeses exigissem ao Comissário Phil Hogan, seu conterrâneo, medidas urgentes para resolver este problema.
Fonte: Agroinfo