Adegas cooperativas espanholas, francesas e italianas analisam novo regime de autorização de plantações

A Itália, com cerca de 6.376 hectares de autorizações de novas plantações de vinha, ou seja, um por cento da superfície de vinha nacional, será o país com o maior nível de novas plantações em curso nos próximos três anos.

vinhos

A Espanha segue em segundo lugar, com 4.173 hectares (ha), o que supõe 0,43 por cento da área total de vinha espanhola, seguida pela França, com 3.589 ha, com 0,45 por cento da superfície total.

O representante da Aliança de Cooperativas Italianas Agroalimentarias, Ruenza Santandrea, no quadro dos intercâmbios com os seus homólogos franceses e espanhóis, declarou que «no primeiro ano de aplicação partilharam e apoiaram a eleição realizada pelo Ministério para aplicar um sistema simples, com um mecanismo de salvaguarda da competitividade da viticultura regional», para além de terem iniciado conversações internas com as organizações profissionais para estudar algumas melhorias face a 2017.

Thierry Coste, em nome da Confederação de Adegas cooperativas de França e presidente do Grupo de Trabalho do Copa-Cogeca, disse que «o novo regime é um grande passo em frente comparado com a decisão política de 2008 de liberalizar o sector, aprendemos a aplicar um sistema que respeita as especificidades das nossas regiões e trabalhamos para um futuro mais eficaz».

Por seu lado, o presidente das Cooperativas Agro-alimentarias de Espanha e do setor do vinho, Angel Villafranca, assinalou que «o sistema de autorizações é o mais adequado ao setor e adapta-se perfeitamente à realidade do mercado».

Durante o encontro, os representantes das três organizações abordaram também a questão dos possíveis mecanismos de estabilização do mercado, que se podia tratar na regulamentação comunitária em caso de crises, tema sobre o qual acordaram trabalhar no encontro a decorrer no próximo Outono.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip