Adega de Monção recebe apoio de 353 mil euros para reconversão de vinhas

vinhas

A candidatura ao Regime de Apoio à Reestruturação de Vinhas (VITIS) apresentada, em janeiro, pela Adega Cooperativa de Monção acaba de ser aprovada, com um apoio a rondar os 353 mil euros, para uma área de 30,11 hectares.

Com a aprovação da candidatura no valor de 352.241,04 euros, segue-se agora a fase da reconversão das vinhas, com o arranque de vinhas de diferentes castas e a replantação das castas Alvarinho, Trajadura e Vinhão. Com este apoio, agora concedido, será possível renovar a paisagem vitícola da sub-região Monção e Melgaço e, por conseguinte, aumentar a produtividade das vinhas e o rendimento dos viticultores.

A aposta na renovação das vinhas tem contribuído, entre outros fatores, para a melhoria da qualidade dos vinhos produzidos na região, cujo reconhecimento no mercado obriga a elevar cada vez mais os padrões de exigência do cultivo e da produção.

A Adega Cooperativa Regional de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958 e congrega os produtores de Monção e Melgaço.

A instituição integra a rede de pequenas e médias empresas inovadoras da COTEC, fruto das tecnologias modernas empregues na vinificação e que garantem a colocação dos seus produtos em grande parte dos países da Europa, África, América do Norte e do Sul.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip