ACOS autenticada como entidade reconhecedora de regantes

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS) foi autenticada pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) como Entidade Reconhecedora de Regantes, estando, assim, habilitada a reconhecer os agricultores que pretendam obter o reconhecimento de Regante.

De acordo com a legislação em vigor, o Sistema de Reconhecimento de Regantes assenta na atribuição do título de regante aos agricultores que adotem comportamentos que permitam melhorar a adequação da dose de rega e da sua oportunidade e, também, otimizar o desempenho técnico do seu sistema de rega.

Estes procedimentos pretendem contribuir para aumentar a eficiência de rega o que, por sua vez, «se enquadra na necessidade crescente de redução das perdas de água, contribui decisivamente para a proteção dos meios hídricos naturais e concorre para a redução dos gastos energéticos», segundo a DGADR.

Por outro lado, o Sistema de Reconhecimento de Regantes está articulado com a Ação 7.5 Uso Eficiente da Água, do PDR 2020, que institui um sistema de apoios aos agricultores que assumam, entre outros, o compromisso de obter o reconhecimento de regante, por entidade autenticada.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip