Açores: propostas para a regulação no setor do leite

A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu este fim de semana nos Açores uma regulação para o setor do leite a nível europeu, para que os grandes mercados não acabem com a capacidade produtiva de pequenos países como Portugal.

A líder nacional do BE anunciou esta proposta após uma visita a uma fábrica que produz queijo, leite e manteiga, situada em Arrifes, junto a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Para a coordenadora do BE, «o fim das quotas do leite estão a criar uma situação de desastre para boa parte da economia» da região, que produz 30% do leite do país.

Nesse sentido, propôs: «chame-se quota ou outra [designação], mas é preciso existir alguma forma de regulação a nível europeu, sob pena dos grandes mercados darem cabo da capacidade produtiva dos pequenos países e isso não pode acontecer, é preciso defender o emprego e a economia do nosso país».

Por outro lado, o BE entende que «é preciso ter regras claras com a grande distribuição».

«O problema do leite e da produção em Portugal não é só a União Europeia, é a grande distribuição que está a esmagar os produtores em Portugal, que faz contratos que não são conhecidos, com cláusulas escondidas, isso tem de acabar. É preciso pôr regras claras à grande distribuição para proteger a produção», preconizou.

O BE propõe ainda uma aposta na produção de forragens na região para diminuir a importação de rações para animais feitas com produtos geneticamente modificados e garantir a qualidade dos laticínios dos Açores.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip