Açores anuncia Programa Regional para a Fruticultura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou, em Angra do Heroísmo, que o Executivo açoriano vai implementar um Programa Regional para a Fruticultura.

Fruticultura

António Ventura que falava, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes, salientou que o Programa deve ser «devidamente participado pelas Organizações de Produtores, a Universidade dos Açores e especialistas da área».

Segundo o governante, este Programa será um incentivo à «produção da fruta», desde logo, para «uma maior atenção estratégica à recuperação dos pomares tradicionais e para a existência de novos pomares».

«Durante este ano sensibilizaremos os açorianos para a produção e o consumo de frutas e legumes de produção local», destacou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. 

«A área em 2018 de produção de frutícolas ascendia a 851 hectares», nesse sentido, refere o governante, «podemos e devemos ser uma Região de produção de frutas e legumes para o consumo interno e para a exportação».

«Apesar de persistirem algumas lacunas na fruticultura», o Secretário Regional frisou que «importa superar os desafios do setor», tal como «a grande dependência da Região dos mercados externos, envelhecimento dos produtores, falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, ausência de campos de experimentação, elevados custos dos transportes para a comercialização e inexistência de formação especifica».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip