Acordo de Livre Comércio UE/Canadá favorecia exportações de frutas e hortícolas comunitárias

A exportação comunitária de frutas e hortícolas frescas para o Canadá em 2015 totalizou 78.673 toneladas, por um valor de 95 milhões de euros, correspondendo 28.173 toneladas a hortícolas e 66.758 a frutas.

Segundo o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat, a exportação do Canadá para a União Europeia foi de 1.779 toneladas.

A exportação comunitária de frutas e hortícolas para o Canadá em 2015 caracterizou-se pela sua diversidade, sendo os principais produtos em hortícolas: tomates, cebolas, alhos, pepinos, cogumelos, beringelas e feijão, entre outros. Em frutas foram os citrinos, maçãs, peras, ameixas, e kiwis, entre outras.

Em 2016, e segundo os últimos dados do Eurostat, disponíveis até o mês de agosto, a exportação da União Europeia para o Canadá ascendeu a 39.914 toneladas, mais dois por cento que o mesmo período de 2015, sendo o kiwi, citrinos e maçã as principais frutas exportadas.

Em valor, os envios do Canadá até agosto deste ano totalizaram 51.397 toneladas, mais 16% face ao período homólogo de 2015.

A exportação de frutas e hortícolas do Canadá para a União Europeia é praticamente inexistente, com um total de 1.779 toneladas, limitando-se a alguns frutos vermelhos e maçã, dados que demonstram o potencial do mercado para os produtos comunitários.

O Acordo de Livre Comércio da União Europeia e Canadá, concluído em 2014, é notícia devido à paralisação do processo de retificação.

Para a FEPEX, a ratificação do mesmo impulsionaria as exportações espanholas para o mercado canadiano após a entrada da aplicação do desmantelamento alfandegário previsto e deveria contribuir também para dinamizar os envios para os Estados Unidos da América.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip