Açafrão português vence prémios internacionais

Criado em Itália e dedicado a todos os produtos alimentares e bedidas do mundo, o International Taste Awards 2020 premiou, nesta sua primeira edição, varios produtos portugueses, entre eles, o Açafrão Suber com a medalha de prata e a Compota de Framboesas e Açafrão Suber com a medalha de bronze.

Açafrão

Este concurso mundial é apoiado pela Câmara de Comércio e Turismo italianos e o seu júri composto por 160 profissionais da gastronomia de vários países do mundo que, durante dois meses, colocaram à prova mais de 600 produtos, oriundos de 30 países.

Na categoria das especiarias, estiveram em jogo 20 produtores de açafrão oriundos de Itália, Grécia, Espanha, Afeganistão, Irão e, claro está, o açafrão português. Apenas Portugal, Itália e Afeganistão levaram para casa medalhas. «Estávamos confiantes que o nosso açafrão poderia ganhar uma medalha, mas é algo que só acreditamos mesmo quando acontece. Esta medalha, veio confirmar aquele que tem sido o nosso percurso: se é para produzir açafrão, então temos de estar entre os melhores», realça a Lagar do Clavijo Sociedade Agrícola.

Na categoria de compotas, o resultado foi ainda mais impressionante, pois estavam presentes 65 compotas e o açafrão português conquistou a medalha de bronze. «Esta compota é especial para nós. Surgiu em conversa com uns amigos nossos produtores de frambosas em Sintra, as Bberries da QTFL Lda e, por graça, pegámos nas receitas das nossas mães e juntámos os nossos produtos. Pedi conselhos de melhoramento a alguns chefs clientes nossos e pronto. Estava pronta! Mais tarde, percebemos que éramos os únicos na Europa a produzir esta compota com 80% de framboesa e que isso poderia ser uma mais valia. E a verdade é que quando disse que o nosso açafrão era mesmo português, os organizadores do concurso ficaram espantados, pois ainda não sabiam da nossa existência. Mas quando descrevi a nossa compota que gostava que fosse avaliada, aí ficaram ainda mais entusiasmados», afirma Assunção Pinheiro-Chagas, da Lagar do Clavijo.

«Para nós, estas duas medalhas foram muito importantes, na medida em que comprovam uma vez mais que os produtos de Portugal são de excelência, ainda por mais dois produtos totalmente diferentes dos tradicionalmente portugueses e que têm vindo a ser cada vez mais reconhecidos. Este prémio é sem dúvida mais uma porta de entrada para a Europa», realça. 

Engane-se quem pensa que para concorrer neste tipo de prémios internacionais é preciso enviar os produtos e pronto. É muito mais que isso. «Quando enviamos a candidatura, temos de apresentar documentos que comprovem que trabalhamos dentro dos requisitos legais para a comercialização de produtos alimentares e bebidas na Europa e Estados Unidos», começa por explicar-nos. «Depois de apresentar essa certificação, as restantes – como o certificado biológico – são o primeiro bónus para a corrida às medalhas. Certo que existem produtos que não precisam obrigatoriamente de  ser biológicos para garantir a sua excelência, mas no caso do açafrão , esse é um requisito imperativo. A diferença em termos laboratoriais, de palato e cor são enormes».

O açafrão SUBER tem cada vez mais clientes, como hotéis em Portugal, entre os quais o Intercontinental, o The Oitavos, a Herdade do Esporão e o Noah. Já em relação aos restaurantes, o açafrão nacional é utilizado no Fifty Seconds, Epur, 100 Maneiras, Loki e muitos outros. «Já são alguns os restaurantes bistro que usam açafrão Suber, algo que nos deixa muito orgulhosos», refere Assunção Pinheiro-Chagas.

Tanto o Lagar do Clavijo Lda, como a QTFL Lda existem deste 2014 e o motivo igual: «temos terras, então vamos fazer algo com elas. E assim foi. Actualmente, o Lagar do Clavijo é uma referência nacional na produção de Açafrão, disponibilizando inclusivé serviços de consultadoria para a produção de mais campos de Crocus Sativus. A QTFL afirma-se ano após ano com a sua marca Bberries. Levam as vontades do cliente à letra: se o cliente quer framboesas mais doces ou mais maduras, de direferentes calibragens, a encomenda é processada dessa forma», explica a representante.

Para o futuro, o objetivo é expandir as áreas de clientes para grandes superfícies, garantindo assim que se chega mais rapidamente a todos os portugueses. Por enquanto, as pessoas adquirem os nossos frascos de SUBER através de algumas mercearias gourmet. «Outro dos nossos objetivos para 2020 é o lancamento de mais dois produtos que estamos a desenvolver com o nosso açafrão», destaca.

Em relação à produção de framboesas Bberries, a QTFL encontra-se em fase de expansão para o dobro da actual produção, para que desta forma possa garantir a satisfação dos seus clientes, que também vem a aumentar. Quase 50% da sua atual produção tem como destino a Europa, sendo que a restante fatia fica em Portugal e é distribuída em hotéis como o Ritz de Lisboa, o The Oitavos e várias mercearias de Cascais e Sintra.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip