Abrantes é a “capital” da doçaria tradicional no final de outubro

tigeladas

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Abrantes estão a preparar a 14.ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional que decorre nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Mercado Criativo da “Cidade Florida”.

Além das doces iguarias portuguesas, a iniciativa congrega música tradicional, oficinas temáticas, demonstrações de doçaria ao vivo, exposições, desporto e animação infantil.

Com já catorze edições, esta feira reúne ícones incontornáveis da gastronomia portuguesa, mel, licores e compotas, adicionando atividades de animação, que lhe compõem o cardápio ideal para famílias.

A edição deste ano traz, também, iniciativas complementares, que antecedem a Feira Nacional de Doçaria Tradicional.

Na manhã do dia 10 de outubro, o cheiro a canela e abóbora invadirá a Praça Barão da Batalha, com o 5º Mercado de Doces Tradicionais.

As coletividades do concelho irão estar a comercializar doces das épocas comemorativas genuínos das várias freguesias.

Para o evento, estão já confirmadas as bancas da ACLAMA - Associação Cultural Os Amigos de Martinchel, do Grupo Etnográfico “Os Esparteiros das Mouriscas”, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, das Casas do Povo de Arreciadas e de S. Miguel do Rio Torto. Haverá uma demonstração de doçaria ao vivo, em que os Esparteiros das Mouriscas ensinarão a fazer as tradicionais passas fritas.

Está, ainda, prevista para esse sábado animação musical pelas ruas do Centro Histórico e a apresentação oficial das atividades e dos expositores que integram a 14ª feira da doçaria.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional realiza-se em Abrantes interruptamente, desde 2002, com o objetivo de «dar a conhecer a rica doçaria tradicional do Ribatejo Interior, colocando as afamadas Palhas de Abrantes, Tigeladas, Queijinhos do Céu e Broas Fervidas junto de outros ícones portugueses, como o bolo fidalgo do Alentejo, as malassadas dos Açores ou as cornucópias de Alcobaça», informam os organizadores, em comunicado.

Para obter mais informação sobre a 14ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional pode consultar o site da Tagus ou enviar email para tagus@tagus-ri.pt.

VER PROGRAMA

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip