A Ribeira vai ter um novo Museu do Vinho do Porto

porto

O novo Museu do Vinho do Porto vai ser inaugurado em 5 de março, em instalações reabilitadas na Ribeira do Porto, com um novo conceito e reunindo vários objetos do acervo da Câmara antes «espalhados em diferentes polos».

A informação foi avançada à Lusa numa resposta da autarquia em que se explica que a transferência do museu para este edifício municipal da Rua da Reboleira foi aproveitada para uma «reformulação do conceito» do espaço, que agora «evidencia a importância do poder local na regulação do comércio do vinho».

O Museu do Vinho do Porto, um dos núcleos do Museu da Cidade, esteve instalado desde 2004 no Armazém do Cais Novo, na zona de Massarelos, e segundo a página da Internet da empresa municipal Go Porto, o processo de mudança para a Ribeira foi iniciado em 2016 e «representa um investimento superior a 128 mil euros».

«Neste novo espaço, evidencia-se a importância do Poder Local na regulação do comércio do vinho em geral e do Vinho do Porto em particular e realça-se três categorias de oficiais municipais que, ao longo dos séculos, lidaram com o vinho (vereadores, almotacés e aferidores)», descreve o município na resposta enviada à Lusa.

O novo espaço «reúne, sistematiza e valoriza diversos objetos pertencentes ao acervo municipal e relacionados com o tema, mas que estavam espalhados por diferentes polos», esclarece a autarquia.

Estes objetos estavam, até agora, em reservas municipais, no Arquivo Histórico Municipal do Porto, Biblioteca Pública Municipal do Porto e espólio da Câmara do Porto em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis.

Na página da Internet da autarquia descreve-se que "«a vertente comercial do Vinho do Porto - aquela que é a sua forte ligação à cidade - constitui o foco do novo Museu do Vinho do Porto que tem inauguração marcada para 5 de março».

«Localizado no edifício da Rua da Reboleira, onde funcionou em tempos o CRAT - Centro Regional de Artes Tradicionais, frente ao rio e no 'coração' da Ribeira e do Centro Histórico, o museu assumirá uma postura disruptiva, afirmando desde logo que não se está perante 'mais um' espaço museológico sobre o Vinho do Porto, o rio ou a região duriense, refere. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip