«A relação agroalimentar ibérica tem funcionado bem nos dois sentidos»

Quem o diz é o diretor-geral da Alimentaria Exhibitions, sociedade organizadora da Alimentaria 2017, J. Antonio Valls, numa entrevista concedida a Carlos Alberto Costa, e que pode ser lida na primeira edição do “Food Market”, que irá ser distribuída na Alimentaria & Horexpo Lisboa 2017, que se realiza na capital portuguesa entre 4 e 6 de junho.

entrevista

Valls considera que «os alimentos de Espanha têm ganho terreno nos mercados exteriores», lembrando que «as exportações agroalimentares espanholas cresceram 6,1% em 2015, alcançando 25.422 milhões de euros».

O responsável salienta ainda nesta entrevista que apesar da importância das vendas de alimentos espanhóis a outros países e do seu forte crescimento, as vendas a países europeus continuam a impulsionar as exportações.

«A Portugal vendemos alimentos no valor de três mil milhões de euros, sobretudo carnes e vinhos. Concretamente, a carne de porco é o principal produto exportado para Portugal», disse J. Antonio Valls.

Em relação aos desafios que Portugal tem pela frente destaca a necessidade de as empresas alimentares «terem de crescer, aproveitando melhor as suas enormes possibilidades e potencialidades».

«É necessário ganhar dimensão por via da concentração e aproveitar sinergias com o turismo e a gastronomia. Isso exige uma maior coordenação entre instituições e o setor alimentar no que diz respeito à promoção, já que a alimentação é uma excelente embaixadora da marca Portugal. Portugal é um bom país para investir, viver e desfrutar», garantiu.

Leia a entrevista completa, em breve, na Food Market.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip