A lata de bebidas celebra 80 anos

A embalagem mais reciclável do mundo faz 80 anos. Para comemorar o seu octogésimo aniversário, os alunos do Instituto Europeu de Design, em Madrid, realizaram quatro peças audiovisuais sobre a Lata de Bebidas.

lata

Imagens poéticas e (quase) líricas. É assim que se pode expressar o trabalho realizado pelos alunos do terceiro ano da Licenciatura de Design Gráfico do Instituto Europeu do Design, em Madrid, Espanha.

Um tributo a esta embalagem, a mais reciclada e reciclável do mundo, que comemorou em 2015 o seu 80º aniversário e que se pode ver em quatro originais obras audiovisuais: Horologium, Cornucopia, Uroboros e Flux.A

Em cada uma destas obras foi pretendido retratar as características mais importantes da lata de bebida, como: a reciclagem, o ciclo de produção, a sua intemporalidade e o seu papel como um objeto do quotidiano.

A lata de bebida é a embalagem mais reciclada não só em Espanha, como em todo o mundo.

Em 2015, a embalagem comemorou os 80 anos e, durante todo este tempo, tem vindo a ser alvo de avanços tecnológicos significativos.

Nos últimos 30 anos, o peso das latas de bebida reduziu 40%. Na última década, os avanços mais importantes obtiveram-se através de técnicas de impressão de qualidade gráfica, digital, etc.

«É uma enorme satisfação ter podido colaborar com o IED Madrid neste projeto, dando continuidade a uma relação frutífera de anos. Um dos nossos objetivos é saber como esta embalagem é percebida perante a sociedade e, por isso, a visão dos futuros designers é essencial para tratar de convencer os cidadãos de que um produto com tanto conteúdo tecnológico e tanto valor prático para o consumidor tem também uma dimensão artística. Esta visão é refletida através dos olhares frescos e inovadores de todos os alunos do IED Madrid que se traduz em quatro peças geniais que recorrem aos valores que queremos representar», refere Miguel Aballe, Diretor da Associação de Latas de Bebidas, em comunicado. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip