"A indústria regional tem de retificar a estratégia adotada no preço do leite pago aos produtores" afirma FAA

Em comunicado, enviado pela Federação Agrícola dos Açores, no dia 30 de agosto, pode ler-se:

"A Federação Agrícola dos Açores informa que os produtores de leite na região atravessam um período crítico, atendendo à escalada internacional de preços das matérias-primas, dos fertilizantes, dos fretes marítimos ou dos combustíveis, e que tendem a aumentar face às repercussões da guerra na Ucrânia. O aumento dos custos de produção foram exponenciais e contribuem em larga escala, para o estrangulamento financeiro de muitas explorações.

Em sentido contrário, os mercados dos produtos lácteos a nível internacional têm registado melhorias que infelizmente, não são na sua totalidade refletidas no preço de leite pago ao produtor na região. Na Europa, tem havido um aumento generalizado dos preços de leite, alargando-se cada vez mais o diferencial entre produtores regionais e europeus.

No continente, foi recentemente anunciado por uma indústria, uma subida de cerca de 8 cêntimos por litro de leite pago ao produtor, o que vem repor alguma coerência e justiça na fileira.

Embora já se tenham registado algumas subidas do preço de leite nos Açores, estas têm se revelado insuficientes, pelo que as indústrias regionais têm de retificar a estratégia adotada e serem capazes de acompanhar a tendência que se está a verificar no continente e na Europa.

Os produtores de leite dos Açores têm de ter um rendimento justo e de acordo com as tendências dos mercados, já que a fileira do leite continua a ser a atividade económica mais importante da Região Autónoma dos Açores, para isso, é imprescindível que o preço de leite praticado na região, seja o mais adequado, e vá de encontro às legitimas esperanças dos produtores."

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip