A 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação

alimentacao

É já esta sexta-feira, 16 de outubro, que se celebra o Dia Mundial da Alimentação. Em 2015 o tema é a “Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

A data assinala ainda a fundação da FAO em 1945.

‘O milénio sem fome’ (2000), ‘Combater a Fome e reduzir a pobreza’ (2001), ‘Água: fonte de segurança alimentar’ (2002), ‘Trabalhar em conjunto com uma aliança internacional contra a fome’ (2003), ‘Biodiversidade para a segurança alimentar’ (2004) e ‘Agricultura e diálogo intercultural’ (2005) foram alguns dos temas em destaques no passado.

Entre alguns dos objetivos da data destacam-se: o alerta para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; refletir a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; e encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip