900 mil euros para tornar mercados de frescos mais sustentáveis

mercados

Num aviso publicado em Diário da República e assinado pela diretora do Fundo Ambiental, é anunciada a abertura aos municípios de candidaturas a projetos ligados à «logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos».

O aviso explica que o objetivo geral é «valorizar e promover os mercados municipais de frescos dos centros urbanos como equipamentos emblemáticos, polos estruturantes e indutores de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis».

Nesse sentido, a tutela pretende que os projetos se proponham a «reduzir os impactes ambientais gerados pela atividade conexa ao mercado, as embalagens descartáveis e de plástico, os desperdícios alimentares, fomentar a utilização de veículos zero emissões e induzir uma cultura sustentável nos clientes e comerciantes».

A nota ressalva que são elegíveis candidaturas de municípios com população inferior a 50 mil habitantes ou entidades gestoras dos respetivos mercados municipais.

A dotação máxima do Fundo Ambiental afeta a todos estes projetos é de 900 mil euros, sendo que a despesa elegível para cada um é de 45 mil euros. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip