50.ª edição da AGRO arranca a 23 de março com o ministro da Agricultura

A 50.ª edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação arranca a 23 de março, no Parque de Exposições de Braga, e prolonga-se até ao dia 26.

agro

O certame, organizado pela InvestBraga, é o mais importante do setor primário da região do Norte do país e da Galiza e conta com uma programação especial comemorativa pelas 50 edições.

A inauguração oficial está marcada para as 12h00 de dia 23, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Com cerca de 250 expositores, as grandes novidades da 50.ª edição da Agro são a realização de uma Grande Conferência, no dia 24 de março, com o apoio do Crédito Agrícola, durante a qual serão debatidos temas relevantes do setor, tais como a Política Agrícola Comum, a Reforma da Floresta, o futuro da viticultura, o financiamento do setor agrícola e da indústria agroalimentar, empreendedorismo e inovação e a internacionalização da agricultura e da indústria agroalimentar; e, no mesmo dia, a Grande Gala 50.ª AGRO, com o apoio da Mercedes-Benz/Carclasse, onde serão distinguidas personalidades e entidades que se têm destacado no setor e que conta ainda com a atuação de Aurea.

«A AGRO tem vindo a crescer de ano para ano, não só em termos de número de expositores e visitantes, mas sobretudo no que toca à variedade da oferta, nomeadamente, temos muito mais conferências, seminários e workshops disponíveis para os profissionais e apostámos no reforço da área da agroindústria», explica Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

O programa contempla a realização de vários seminários dinamizados por instituições parceiras, sobre agricultura biológica e práticas de sustentabilidade agrícola.

Os concursos são também grandes atrações da Feira.

Nesta edição, estreia-se o Concurso Avícola de Raças Autóctones. Fazem ainda parte do programa desta edição os Concursos Pecuários das Raças Arouquesa, Maronesa e Minhota, assim como o VI Concurso Pecuário Nacional da Raça Cachena, o 5º Concurso Pecuário da Raça Holstein Frísia e o 29º Concurso Nacional da Raça Barrosã.

Considerada a maior feira do setor na região Norte de Portugal e uma das maiores a nível nacional, a AGRO é a única do país a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers.

A AGRO faz ainda parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry e a 50.ª edição do certame conta com a presença de um representante desta associação. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip