34ª Ovibeja promove "Hall of Fame" dos Azeites Mundiais e do Agroalimentar

E, se de repente, “Todo o Alentejo deste mundo” encontrasse “Todo o mundo no Alentejo”? É esta a aposta da 34ª Ovibeja através do AgroAlentejoExport.

ovibeja

O tema principal da Ovibeja, que se realiza de 27 de abril a 1 de maio é a promoção dos produtos agroalimentares do Alentejo tendo em vista a sua internacionalização e potencial exportador.

A primeira ação vai acontecer na Casa do Alentejo, em Lisboa, nos dias 23 e 24 de março, e consiste na reunião do Júri Internacional para apreciação de azeites de todo o mundo apresentados ao 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Cerca de 40 peritos, oriundos de 12 países: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Eslovénia, Alemanha, Chile, Argentina, Tunísia, Japão, Estados Unidos e Israel reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) vão reunir para apurar os vencedores, de entre cerca de 140 amostras rececionadas.

A organização deste concurso internacional, único em Portugal, está a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal e conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Agrícola.

Na sequência desta actividade, no sábado, dia 25 de março, ainda na Casa do Alentejo, das 15h:00 às 19h:00, a organização da Ovibeja vai anunciar o Hall of Fame dos azeite mundiais e apresentá-los em primeira-mão, em provas comentadas pelos peritos internacionais que integram o júri do concurso.

Mas como o Alentejo não é só azeite, vamos ainda provar vinhos regionais e degustar presunto, enchidos, pão, queijos, mel e muitos outros produtos agroalimentares de qualidade superior produzidos no Alentejo.

Na Casa do Alentejo, em Lisboa, no coração da alma alentejana, é representado um mundo de Terra Fértil que, na linguagem do campo, está a lavrar regos de internacionalização. Em contexto urbano, a Ovibeja vai ser o “Hall of Fame” dos produtos agroalimentares de “Todo o Alentejo deste Mundo”.

A organização do evento está a cargo da ACOS - Associação de Agricultores do Sul. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip