11ª edição do Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo reuniu mais de 200 participantes

Foram mais de 200 os participantes da 11ª edição do Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo que teve lugar a 15, 16 e 17 de maio, em Évora, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

vinhedo

Um número que inclui as principais universidades do país e que superou a participação do evento anterior.

«É muito bom estar a olhar para a plateia e ver muita gente nova, nomeadamente técnicos e investigadores novos, isto significa que estamos a rejuvenescer», afirmou Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).


Francisco Mateus faz um balanço positivo e considera que o setor, apesar de alguns constrangimentos e do caminho que ainda tem a percorrer, contribui para o desenvolvimento da região, que é responsável por 13% do total da área nacional de vinha.

Reinhard Töpfer, professor alemão, foi um dos principais oradores do evento.

Töpfer frisou que os viticultores devem apostar em «castas mais resistentes para se adaptarem às alterações climáticas».

«As castas tradicionais existentes têm pontos fortes e pontos fracos e, nesta preparação para o futuro, os viticultores devem começar a experimentar novas coisas que, se calhar, estão melhor adaptadas a determinados ambientes e condições climatéricas», resumiu. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip