1ª Cimeira da Agricultura e Biodiversidade realiza-se em Santarém
CAP, ELO e CropLife Europe unem forças para discutir a necessária aliança entre a conservação da biodiversidade e a gestão agrícola e organizam a 1ª Cimeira da Agricultura e Biodiversidade, no dia 27 de Maio, às 10 horas.
Com o alto patrocínio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Organização Europeia de Proprietários Rurais (ELO), e a CropLife Europe, com o alto patrocínio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, estão a unir forças para discutir a necessária aliança entre a conservação da biodiversidade e a gestão agrícola.
Esta Cimeira decorre ao mais alto nível, e conta com a participação de António Guterres, Secretário-geral da ONU, de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, de Comissários e ex-Comissários da Agricultura e do Ambiente, da ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, bem como de representantes do Brasil e dos Estados Unidos da América, de eurodeputados e parlamentares nacionais, a que também se juntam cientistas especializados em agricultura e biodiversidade.
A 1ª Cimeira da Agricultura e Biodiversidade, que tem início pelas 10 horas do dia 27 de Maio, vai abordar o dificil, mas imprescindivel equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação ambiental, no contexto de recessão global devido à Covid-19.
A pandemia contribuiu para lançar a discussão sobre o papel dos agricultores no fornecimento de alimentos saudáveis, sustentáveis e a preços acessíveis num sistema alimentar genuinamente amigo do ambiente para a Europa.
É propósito dos agricultores desmistificar a ideia de que os métodos agrícolas e os processos alimentares são incompatíveis com a preservação e revitalização dos ecossistemas.
O setor está consciente da necessidade de uma mudança transformadora e de acção no sentido de uma produção agrícola baseada na natureza, apoiada pela ciência e inovação para a manutenção dos ecossistemas para as gerações futuras.
Assim, a 1ª Cimeira da Agricultura e Biodiversidade, propõe o debate sobre questões como as seguintes:
- As metas e propostas da Estratégia da Biodiversidade da Comissão para 2031 serão alcançáveis?
- Será correcta a Estratégia da UE para o comércio internacional e atinge os objectivos para nivelar a concorrência?
- progresso tecnológico na agricultura irá permitir o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e amiga do ambiente?
- Como podem os fundos da UE ser racionalizados para uma verdadeira conservação da biodiversidade?
A 1ª Cimeira da Agricultura e da Biodiversidade representa uma oportunidade de excelência para o sector agrícola sublinhar importância do seu contributo na construção de um mundo melhor.
PROGRAMA
10h00 | Sessão de boas vindas
Eduardo Oliveira e Sousa – Presidente da CAP
Thierry de l’Escaille - Secretario Geral da ELO
10h10 |Discurso de Abertura
António Guterres – Secretário Geral das Nações Unidas (video) tbc
Janusz Wojciechowski – Comissário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
10h25 |Sessão 1: Agricultura e biodiversidade: desafios e oportunidades para a implementação de soluções
Xavier Le Roux, Senior Scientist – INRAE, Member of the Academy of Europe, author of the French reporting for IPBES (the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) (online)
10h40 |Sessão 2: Como a UE pode contribuir para apoiar os objectivos globais de biodiversidade
Maria do Céu Antunes, Minister of Agriculture
Franz Fischler, former Agriculture Commissioner (online)
Herbert Dorfman MEP (online)
Janez Potočnik, FFA2021 Chairman, RISE Foundation (online)
Moderador: Luis Mira, Secretário Geral da CAP
11h40 |Sessão 3: Estratégia de Biodiversidade 2030 e a PAC: duas estratégias ao serviço de um único objetivo?
Estratégia de Biodiversidade 2030 - Humberto Delgado Rosa, Director, Capital Natural, DG do Ambiente, Comissão Europeia Arnold Puech d’Alissac, Board member, FNSEA
Geraldine Kutas, CropLife Europe - Luc Bas, Director, IUCN European Regional Office
Alain Scriban, ELO Special adviser, Agrilife project
Moderador: Jurgen Tack, ELO Scientific Director
Conclusões: Álvaro Amaro MEP, Presidente “Biodiversity, Hunting, Countryside” Intergroup
12h40 | Sessão de Encerramento
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
Inscrições neste link.