Visitas de campo a explorações agrícolas de kiwis e de mirtilos

Depois da visita de campo a uma exploração agrícola de cogumelos shiitake, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar visitas de campo a explorações agrícolas de kiwis e de mirtilos.

mirtilo

A visita de campo dedicada à produção de kiwis está agendada para o dia 12 de outubro, durante a manhã, e contempla a exploração do produtor Fernando Costa e o entreposto da Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras, ambos em Felgueiras. Para a produção de mirtilos visitaremos, no dia 16, durante todo o dia, a Berrygrowing, em Paços de Ferreira, que produz mirtilos em vaso, e a Berryd’ouro, em Baião, que produz mirtilos no solo.

Após a visita às explorações agrícolas segue-se um momento de apresentação e discussão dos modelos de negócio dos kiwis e dos mirtilos, respetivamente, dirigido por José Martino, administrador da Ruris, com o objetivo de introduzir melhoramentos aos mesmos e fomentar a sua implementação por parte dos participantes.

Cada visita de campo está limitada a 40 participantes.

As visitas são gratuitas e têm transporte incluído.

Os interessados em participar poderão inscrever-se até aos dias 9 e 12, respetivamente, no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt, através de e-mail, enviando uma mensagem para geral@cimtamegaesousa.pt, ou pelos telefones 968 385 206 e 255 718 340.

As visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional no setor agroalimentar inserem-se no âmbito do estudo que a CIM do Tâmega e Sousa está a desenvolver para aferir o potencial económico do setor agroalimentar da região.

O foco das visitas serão casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada.

Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor do agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.

Constituem igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip