Vinhos: aprovadas 61 candidaturas no programa de apoio nacional ao setor para 2014/2018

Foram aprovadas 61 candidaturas às medidas de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros, no âmbito do Programa de Apoio Nacional 2014/2018, envolvendo verbas na ordem dos 7,5 milhões de euros em investimento, dos quais 3,6 milhões de euros são apoios comunitários, aos quais correspondem uma contrapartida nacional de cerca de 455 mil euros.

vinhos

De acordo com o ministério da Agricultura, destas 61 candidaturas, 55 foram apresentadas por empresas e cinco por associações. Ficou de fora, por não ser elegível, uma candidatura proposta por uma empresa.

Entre empresas e associações, o investimento dos empresários representa dois terços do total (cerca de 5 milhões de euros), a que correspondem 2,5 milhões de euros de investimento das associações empresariais.

«Os mercados nos quais os empresários mais se concentraram foram os Estados Unidos da América, o Brasil e a Suíça, com muitas candidaturas a dividirem-se por estes territórios, mas a despesa vai repartir-se pelos Estados Unidos, Brasil e China, mercado no qual a aposta é menor em número de candidaturas, mas mais forte em termos de investimento», acrescenta a tutela.

Em processo de assinatura dos termos de aceitação estão apenas 59 candidaturas, uma vez que duas delas desistiram depois de terem sido aprovadas, integrando, por isso, a estatística inicial do Programa, elaborada pelo Instituto da Vinha e do Vinho, entidade responsável pela gestão deste regime de ajudas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip