Vila Real debate tema do azeite

“Azeite, um Produto D’Ouro” em debate e à mesa a dia 24 de maio.

azeite

A segunda edição do fórum ‘Douro TGV’ vai acelerar nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Palácio do Governo Civil, em Vila Real.

O azeite começa a ganhar terreno à mesa portuguesa. Porém, impera a pergunta: quando ocupará o seu devido lugar? A esta e outras questões vai responder o trio de especialistas convidados para o debate intitulado “Azeite: um produto D’ouro”, marcado para as 14h30.

O evento conta com a presença de Francisco Pavão, da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, produtor e especialista, um dos maiores experts de azeite em Portugal, para falar acerca do azeite do Douro enquanto produto, dos seus benefícios e da importância da atribuição de Denominação de Origem, estudo que está a ser conduzido por um grupo de trabalho do qual é um grande impulsionador e dinamizador.

Do Brasil chegará Patrícia Galasini para abordar “O Azeite Português no Mundo. O caso do Brasil”.

Com um currículo enorme no universo do azeite, já teve o privilégio de degustar mais de quinhentos rótulos dos quatro cantos do mundo.

Além de provadora profissional de azeites, é membro da Confraria do Azeite, docente e assessora nesta área, responsável pelos eventos brasileiros ‘ExpoAzeite’ e ‘Encontro Internacional de Olivicultura’, consultora especialista no desenvolvimento de eventos exclusivos para produtos de alta gastronomia e autora dos livros “Pizzas do Mundo” (2014) e “Introdução ao Mundo do Azeite” (2010).

À noite chega a vez de levar o azeite para a mesa num jantar temático – “Cozinhar com os azeites, ao vivo e a várias mãos!” –, que vai reunir, novamente um trio, desta vez de chefes, na cozinha do restaurante Panorâmico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Vinho

‘A Seca de um Bem Líquido’ é o tema certo para levantar várias questões em redor deste assunto. Estará a Região Demarcada do Douro atenta às alterações climáticas? Porque não é permitido regar a vinha na RDD? A rega influenciará negativamente as uvas e os vinhos do Douro?

Estas são apenas algumas das perguntas lançadas por Guilherme Marques Martins, da Science Agro Bordeaux e a responder a partir das 09h30, de sexta-feira, dia 25 de maio.

A esmiuçar os “Casos reais e a realidade no e para o Douro” estarão João Santos, Professor da UTAD, e Alfredo Silva, do IVDP.

Também pelas 09h30 terá lugar o ‘II Concurso de Vinhos Douro TGV’, que este ano inova, ao ter como jurados apenas enólogos.

Às 16h00 começará a ‘Douro TGV - Mostra de Vinhos e Sabores’, na qual produtores de várias regiões (não apenas Douro) dão a conhecer e provar os seus néctares, aos quais se juntam produtos gastronómicos, esses sim, em exclusivo da região.

Às 18h30 é tempo de anunciar e entregar os diplomas aos vencedores do concurso de vinhos.

Foto: João Pedro Rato

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip