Embargo russo: ajudas europeias ao setor das frutas e hortícolas terminam a 30 de junho

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, destacou que a Comissão Europeia atuou rapidamente na adoção de medidas de apoio ao setor mais afetado pelo embargo russo, as frutas e hortícolas, e destacou que as mesmas terminam a 30 de junho de 2015.

Phil Hogan sublinhou também que a União Europeia aposta na abertura de novos mercados para as exportações agroalimentares europeias e, por isso, reforçou a política de promoção, com uma nova normativa, o Regulamento 1144/2014, destacando que será a Comissão Europeia a selecionar os programas que receberam co-financiamento europeu.

Esta mudança em relação à legislação vida, segundo o comissário, reduzir as barreiras administrativas, referindo ainda que a legislação abre a possibilidade de ampliar os produtos que podem ser objeto de ajuda.

O comissário citou o México e os Estados Unidos como dois dos países de interesse para a exportação agroalimentar espanhola, e dentro dos Estados Unidos assinalou os lacticínios e as hortícolas como setores com potencial de exportação.

Em relação ao acordo (Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, TTIP, na sigla inglesa) que a União Europeia está a negociar com os Estados Unidos reiterou, mais uma vez, que não se podem colocar em risco os produtores europeus.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip